domingo, 22 de novembro de 2009

"Crise na imprensa" para testar sistemas de busca



Após a adição da frase “crise na imprensa” em oito sistemas de busca online, tem-se a sensação ilusória do uso eficiente desses sites no uso diário. Tendo em vista as cinco primeiras opções oferecidas, em opinião crua, constatam-se a falta de ajustamento de critérios, a ponto de oferecer, salvo exceções, links que não se relacionam em nenhum contexto com o assunto ou, também com grande intensidade, páginas que abordam superficialmente a temática, quase como comentários. Há presença significativa dos blogs, talvez reflexo da vasta participação no ciberespaço – quantidade incontável se comparada com os sites jornalísticos. Chamou atenção, também, as datas das páginas, geralmente antigas, como poderá ver no relatório abaixo. Confesso que as cinco primeiras opções oferecidas, pela ineficácia, me surpreenderam. Em qualquer assunto que se busca no ciberespaço, opções com mais informações englobam melhor as necessidades do usuário. Por isso, deveriam estar nas primeiras sugestões dos sistemas de busca. E quais os critérios dos buscadores? Tags? Freqüência do conteúdo? Reputação do site? Citações? (...) Todos e mais outros, sem dúvidas. Abaixo, porém, dá para conferir o resultado desse experimento proposto. Algumas páginas estão sem links (gravei o principal - o do buscador - e depois não consegui recuperá-los).

RELATÓRIO

GOOGLE

  1. Pedro Dória Apresenta um aparato do que aprendeu em curso nos EUA. É um blog, nada que disserte, em profundidade, sobre o assunto. Parece fraco em substancia para ser a primeira opção do Google para o leitor.

  2. InForum A página é um forúm e o termo “crise da imprensa” aparece em forma de comentário, ou seja, não atende à necessidade de quem está em busca de informação. Além do mais, o usuário procura informações sobre a crise da imprensa nos anos 60/70, como conseqüência do advento da televisão.

  3. UOL Notícias Notícia em vídeo, de 47 segundos, sobre o combate à crise dos meios de comunicação, tendo como foco principal a declaração do presidente paraguaio Fernando Lugo, de que é necessária uma imprensa que questione a gestão pública. Ou seja, a notícia também não dá a visão geral do tema, quanto mais profundidade. Teve 1750 acessos. No entanto, na parte de comentários, parece que o usuário não compartilha da mesma opinião que a minha. "cezarcamargo: Excelente o vídeo apresentado aliás a Google sempre apresenta as melhores pequizas e informações".

  4. Educar em Português Tem, ao todo, 520 atualizações. No post, a autora relata um caso vivido entre jornalistas que conversam sobre a crise na imprensa. É um post curto e de caráter de diário pessoal.

  5. Observatório da Imprensa Datada de 19/1/2009, trata-se de uma especulação sobre um possível socorro financeiro do jornal The New York Times pelo bilionário mexicano de origem árabe Carlos Slim Heluf, mediante a crise da imprensa. É uma notícia relevante, porém que restringe apenas a esta informação. Possivelmente o leitor irar procurar a contextualização sobre a “crise da imprensa” em outro link.


Yahoo!




  1. Blog Edu no Brooklyn traz um post sobre a reportagem da Carta Capital que, na época, ainda iria para as bancas, com abordagem sobre a crise da mídia impressa nos EUA, espelhado no filme que entrará em cartaz: Intrigas de Estado. O post é de abril de 2009. Ou seja, nada de mais relevante saiu sobre o assunto desde então?

  2. Pedro Dória Apresenta um aparato do que aprendeu em curso nos EUA. É um blog, nada que disserte, em profundidade, sobre o assunto. (1° do Google)!!

  3. AdNews Escrita por Carlos Castilho que, dos anteriores, melhor aborda o assunto, pois traz uma visão abrangente acerca dos pontos determinantes para a emergência da crise da imprensa. Foi inserida no dia 22/05/09.

  4. O DIA Apesar da data defasada (15.03.09), visto que a atualização contínua é um dos pilares da internet, a notícia contribui na absorção da dimensão da crise, tendo os EUA como cenário. Aborda as precauções dos países da América Latina frente à realidade.
  5. O texto do jornalista Luciano Martins Costa não abarca as questões da “crise da imprensa”, de maneira unitária. Fala do posicionamento do governo em relação à mídia, que prefere não se enquadrar no rotulo de “pro-mídia”. Porém, também pincela sobre a crise do modelo de negócios tradicional para caracterizar o momento critico das empresas de comunicação. É um artigo interessante, porque impõe visão complementar ao assunto principal, no entanto, seu ciclo estaria mais fechado caso houvesse hiperlinks para ligar o usuário à realidade do caso.

DEEPDYVE

  1. Chamada do wordpress para um pequeno post do blog “Leia Junto”, que fala da crise da imprensa, sob a ótica das quatro revistas ligadas à editora Vogue, que foram fechadas.
  2. Blog Edu no Brooklyn traz um post sobre a reportagem da Carta Capital que, na época, ainda iria para as bancas, com abordagem sobre a crise da mídia impressa nos EUA, espelhado no filme que entrará em cartaz: Intrigas de Estado. O post é de abril de 2009. (1° link do Yahoo!)
  3. AngolaPress Aborda o mesmo encontro de março de 2009, da Sociedade Ibeoamericana de Imprensa com o presidente paraguaio Fernando Lugo, em Assunção. Coincidentemente, o texto é o mesmo publicado no O DIA (4° do Yahoo!). Lá, diz que as informações são da EFE. Já na ANGOP não cita o crédito.
  4. O site indica a tag que foi localizada. Nesse caso, apenas “imprensa”. Ao clicar, dá-se no site Truveo, um canal de vídeos. E ele relaciona, na página principal, vários vídeos que têm, no título, a tag “imprensa”, independente do assunto específico, a "crise" que, inclusive, não aparece.
  5. Comunique-se A notícia exposta no Comunique-se não tem data. Pelos comentários, parece ser de novembro de 2002. Leva em conta a declaração de Ricardo Noblat, que supõe que os jornalistas e donos de jornais devem ter o propósito de acabar com o jornal impresso. “Ou então ambos são burros porque, caso isto realmente aconteça, os empresários ficariam sem seus negócios e os profissionais sem emprego”. A matéria seria boa como “memória”.

UOL

  1. InForum A página é um forúm e o termo “crise da imprensa” aparece em forma de comentário, ou seja, não atende à necessidade de quem está em busca de informação. Além do mais, o usuário procura informações sobre a crise da imprensa nos anos 60/70, como conseqüência do advento da televisão. (2° do Google)
  2. Pedro Dória Apresenta um aparato do que aprendeu em curso nos EUA. É um blog, nada que disserte, em profundidade, sobre o assunto. (1° do Google e o 2°do Yahoo!)
  3. Educar em Português Tem, ao todo, 520 atualizações. No post, a autora relata um caso vivido entre jornalistas que conversam sobre a crise na imprensa. É um post curto e de caráter de diário pessoal. (É o 4° do Google)
  4. UOL Notícias Notícia em vídeo, de 47 segundos, sobre o combate à crise dos meios de comunicação, tendo como foco principal a declaração do presidente paraguaio Fernando Lugo, de que é necessária uma imprensa que questione a gestão pública. Ou seja, a notícia também não dá a visão geral do tema, quanto mais profundidade. Teve 1750 acessos. No entanto, na parte de comentários, parece que o usuário não compartilha da mesma opinião que a minha. "cezarcamargo: Excelente o vídeo apresentado aliás a Google sempre apresenta as melhores pequizas e informações". (É o 3° do Google)
  5. O texto do jornalista Luciano Martins Costa não abarca as questões da “crise da imprensa”, de maneira unitária. Fala do posicionamento do governo em relação à mídia, que prefere não se enquadrar no rotulo de “pro-mídia”. Porém, também pincela sobre a crise do modelo de negócios tradicional para caracterizar o momento critico das empresas de comunicação. É um artigo interessante, porque impõe visão complementar ao assunto principal, no entanto, seu ciclo estaria mais fechado caso houvesse hiperlinks para ligar o usuário à realidade do caso. (5° do Yahoo!)

Clust

  1. Vídeo sobre a perseguição de Aecio Neves aos jornalistas de MG. Sem relação com o tema.
  2. Clipagem sobre a fundação Cacique. Sem relação com o tema.
  3. Blog de Fernando Rodrigues, do UOL, sobre política, eleições, pesquisas, no qual não há um post focado na crise da imprensa. Pelo visto, pesquisou as duas tags soltas.
  4. Site IPRI (Inst. Portugues de Relações Internacionais), que relacionou muitos textos, em diversas línguas, com tema indicado como “Crise na Birmânia")
  5. Do bloglivre.org, um texto sobre a crise mundial (lições do passado/ histórico)

Bing

  1. Observatório da Imprensa O texto de Carlos Castilho, exibido no Observatório da Imprensa (20/5/2009), aborda a prática dissipada de produção jornalística – que se esvai do 'domínio' dos profissionais dos veículos tradicionais para tomar os usuários da sociedade de rede -, o que chama de “nova ecologia informativa contemporânea”. Fala dos problemas de gestão de negócios, mudança na narrativa jornalística e interatividade.
  2. O Brasil que Dá Certo Matéria sobre bolsa de valores, nenhuma relação com o tema.
  3. publish Terra Direciona para a busca da Terra, com algumas opções de sites, um deles apenas é relacionado com o tema. É do site da Terra, sobre a reunião da SIP, em Assunção, com presença do presidente paraguaio Fernando Lugo, abordando a crise na imprensa norte-americana.
  4. Jornal Pessoal Micro-post do Jornal Pessoal – A agenda amazônica de Lucio Flávio Pinto, sobre alguns jornais da região que encerraram edições e editorias.
  5. EMarket Direciona para uma agência de marketing na internet, que relaciona algumas notícias sobre as redes sociais no ciberespaço, dentre elas, uma fala sobre a crise da imprensa americana.

ASK

  1. Educar em Português Tem, ao todo, 520 atualizações. No post, a autora relata um caso vivido entre jornalistas que conversam sobre a crise na imprensa. É um post curto e de caráter de diário pessoal. (É o 4° do Google e o 2° do UOL)
  2. Último Segundo Não tem, porém, nenhum link sobre a crise da imprensa. Sim, a palavra crise aparece, mas isolada.
  3. Site Swissinfo – Notícias da Suíça para o Mundo. Não aborda nada sobre a crise na imprensa.
  4. Pedro Dória Apresenta um aparato do que aprendeu em curso nos EUA. É um blog, nada que disserte, em profundidade, sobre o assunto. (1° do Google e o 2°do Yahoo! e no UOL)
  5. O texto do jornalista Luciano Martins Costa não abarca as questões da “crise da imprensa”, de maneira unitária. Fala do posicionamento do governo em relação à mídia, que prefere não se enquadrar no rotulo de “pro-mídia”. Porém, também pincela sobre a crise do modelo de negócios tradicional para caracterizar o momento critico das empresas de comunicação. É um artigo interessante, porque impõe visão complementar ao assunto principal, no entanto, seu ciclo estaria mais fechado caso houvesse hiperlinks para ligar o usuário à realidade do caso. (5° do Yahoo!)

DogPile

  1. Último Segundo Não tem, porém, nenhum link sobre a crise da imprensa. Sim, a palavra crise aparece, mas isolada. (2° do ASK)
  2. Educar em Português Tem, ao todo, 520 atualizações. No post, a autora relata um caso vivido entre jornalistas que conversam sobre a crise na imprensa. É um post curto e de caráter de diário pessoal. (É o 4° do Google, o 2° do UOL e o 1° do ASK)
  3. Derkelier O blog aborda a crise na imprensa, falta de anunciantes e as medidas da França para discutir o salvamento da imprensa escrita.
  4. Chamada do wordpress para o blog Leia Junto (o 1° do DEEPDYVE)
  5. UOL Notícias Notícia em vídeo, de 47 segundos, sobre o combate à crise dos meios de comunicação, tendo como foco principal a declaração do presidente paraguaio Fernando Lugo, de que é necessária uma imprensa que questione a gestão pública. Ou seja, a notícia também não dá a visão geral do tema, quanto mais profundidade. Teve 1750 acessos. No entanto, na parte de comentários, parece que o usuário não compartilha da mesma opinião que a minha. "cezarcamargo: Excelente o vídeo apresentado aliás a Google sempre apresenta as melhores pequizas e informações". (É o 3° do Google e o 4° no UOL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário